Monday, October 20, 2008

MTV

Me perguntaram que vídeo estava ali embaixo e por que ele foi tirado do ar.

Explico.

O vídeo era um pedaço de um episódio de Hermes & Renato onde eles interpretam uma bandinha ridícula afetada de SP estilo Cansei de Ser Sexy. Era engraçado e tal, e eu resolvi colocar lá para inaugurar o blog porque era o link do momento e tinha a ver com música.

Mas aí a MTV tirou o vídeo do ar, e isso é um assunto muito mais interessante para esse blog do que o vídeo que estava lá antes.

O que é a MTV? Aparentemente, um canal de TV para jovens descolados, ativistas, que gostam de arte e cultura... Ou seria na verdade apenas mais um esquema da Warner Brothers para ganhar dinheiro?

O canal surgiu nos Estados Unidos, em 1981, começando como um canal local da TV a cabo de Nova Jersey e aos poucos se nacionalizando. O formato original era semelhante a uma rádio "top 40", só que com vídeos e apresentadores olhando para a câmera ao invés de apenas falando em um microfone.

Logo no início a MTV já começou a provocar polêmicas. Em seus primeiros anos de existência, muito poucos artistas negros tinham seus clipes exibidos no canal. Até mesmo David Bowie, em entrevista ao canal, criticou isso. A emissora dizia que era porque os negros não faziam vídeos de rock, que era o estilo da emissora. OK, claro. Negros não fazem rock. Chuck Berry é o rei do mambo.

Curiosamente, foi o mais branco dos negros quem "quebrou a barreira da cor" no canal. Depois de uma séria ameaça da gravadora CBS, a MTV cedeu e começou a passar o clipe de "Billie Jean", do Michael Jackson, como se não houvesse amanhã. O sucesso estrondoso da carreira solo de Jackson e do clipe em especial fizeram com que o canal flexibilizasse seu conceito de gêneros musicais, deixando a MTV mais voltada para a música pop e o R&B do que para o rock.

Isso ainda era em 1983. Já nessa época os críticos do canal reclamavam que ele estava deixando a música "visual demais", desviando o foco dos sons para o visual das bandas. Ainda nos anos 1980, vários artistas do mundo musical fizeram protestos, reclamações e até mesmo músicas criticando o canal: bandas tão (aparentemente) díspares quanto os Dire Straits e os Dead Kennedys fizeram sucesso com músicas que falavam mal da MTV em suas letras.

Se você nunca entendeu direito por que diabos os anos 1980 foram tão horríveis para a música, pense duas vezes e lembre-se do que a MTV significou naquele período. Subitamente, música e lucros eram mais sinônimos do que nunca. A cultura sonora e auditiva da música passou a ser visual e em movimento, e os sentidos usados para absorver música pelos nossos cérebros passaram a ser outros. Bandas bonitas passaram a ser mais bem divulgadas do que bandas que tocavam bem, cantavam bem ou sabiam compôr. O clássico (e trágico) exemplo da dupla Milli & Vanilli é um exemplo icônico desse problema.

Nos próximos posts eu certamente vou voltar nesse assunto, porque falar mal da MTV nunca é demais e eu odeio tudo o que ela representa. Só queria deixar esse comentário inicial para "comemorar" o fato deles terem tirado o vídeo do Hermes & Renato. Um canal voltado ao público jovem que não entende que baixar mp3 e ver vídeos no YouTube é tudo que os jovens querem está fadado ao fracasso.

1 comment:

Nicolau said...

The little faggot with the earring and the makeup
Yeah, buddy, that's his own hair
That little faggot got his own jet airplane
That little faggot he's a millionaire